Áudio mostra pedido de socorro de tripulante antes de lancha naufragar no litoral de SP; OUÇA
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Áudio mostra pedido de socorro de tripulante antes de lancha naufragar no litoral de SP
Áudios revelam o pedido de socorro feito por um dos tripulantes da lancha que naufragou com uma família a bordo na região de Itanhaém, no litoral de São Paulo. A mensagem de voz foi enviada via WhatsApp para o proprietário de uma marina em Guarujá, de onde a embarcação havia partido (ouça acima).
A lancha era ocupada pelo veterinário Bruno Silva Dias e pelos pais dele, Lucídio Francisco Dias e Maria Aparecida da Silva Dias, quando naufragou no sábado (23), a aproximadamente 25 quilômetros da costa de Itanhaém.
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foi acionado e entrou em contato com a Marinha do Brasil, que realiza buscas com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O corpo de Maria Aparecida já foi localizado, mas o pai e o filho seguem desaparecidos. A lancha também foi encontrada, em São Sebastião.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Bruno gravou dois áudios. Um deles foi enviado antes da lancha naufragar, quando a tripulação estava enfrentando problemas no mar.
"Eu acho que a gente vai chegar um pouquinho depois das seis [horas] porque a lancha está tendo que ir um pouco mais devagar, está pulando muito. E aí eu dei uma paradinha aqui para te avisar que a gente vai chegar um pouquinho depois", disse o tripulante, no áudio.
Em outro áudio, Bruno pede ajuda. Ele informa que enviou a localização de onde a embarcação tinha afundado.
"A gente afundou, a gente está nessa localização aqui. A lancha virou, nós estamos grudados na boca dela", afirmou o tripulante.
Conforme apurado pelo g1, as gravações de voz foram feitas por Bruno, pois no pedido de ajuda, ele chega a falar com o pai. "Misericórdia", diz, seguido de "Para um pouco, pai".
Bruno enviou áudio pedindo ajuda após lancha naufragar na região de Itanhaém (SP). Embarcação foi localizada em São Sebastião (à dir.)
Redes sociais e Divulgação/CPSP
Lancha encontrada
A Marinha do Brasil localizou a lancha "Jany" na quarta-feira (27) em São Sebastião. A corporação informou que a embarcação foi recuperada na altura da Praia da Baleia, a aproximadamente 11 km da costa.
A lancha foi entregue para a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) por volta das 22h de quarta-feira. “O material será utilizado como subsídio para o inquérito instaurado, a fim de apurar as causas e circunstâncias do acidente”, informou a Capitania.
Vídeo mostra lancha desaparecida em naufrágio sendo recuperada no litoral de SP
Corpos encontrados
O corpo de uma mulher foi encontrado na terça-feira (26), na direção da Barra do Sahy, em São Sebastião (SP). O GBMar informou que o cadáver estava com colete e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba (SP), onde foi reconhecido por familiares como sendo de Maria Aparecida.
O veterinário Bruno (à esq.) e os pais dele, Lucídio (à dir.) e Maria Aparecida (ao centro) estavam a bordo da lancha que desapareceu
Reprodução/Redes sociais
Durante as buscas, outro corpo foi retirado da água na quarta-feira (27), após ser avistado por tripulantes de uma embarcação perto da Ilha das Palmas, em Guarujá. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) afirmou ao g1 que o cadáver estava em estado de decomposição, então não foi possível confirmar se é de um dos tripulantes desaparecidos.
A Marinha e a Força Aérea Brasileira (FAB) continuam realizando as buscas.
Marinha realiza buscas por lancha desaparecida com três pessoas no litoral de SP
Entenda o caso
O Cobom Marítimo foi acionado, no sábado (23), para o naufrágio de uma embarcação com três tripulantes, ocorrido a aproximadamente 25 quilômetros da costa de Itanhaém, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, popularmente conhecida como Ilha das Cobras.
Segundo o GBMar, a solicitação foi feita pelo proprietário de uma marina, que disse ter recebido o pedido de socorro de um dos tripulantes e perdido o contato com ele.
Depois que recebeu a ocorrência, o GBMar comunicou a Marinha do Brasil, por conta do mau tempo e baixa visibilidade. A Marinha e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram os trabalhos de buscas.
Lancha desapareceu após enviar pedido de socorro no mar na região de Itanhaém
Arte g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos